Fone | 51 3517.40.12

Cravação de Estacas Granulares

A solução visa o melhoramento do solo de baixa capacidade de suporte com a implantação de colunas granulares revestidas com geossintético para posterior construção de aterros.

A camisa de geossintético da coluna consiste em um geotêxtil com alto módulo de rigidez à tração perimetral e baixa fluência. Este produto chama-se ‘RINGTRAC’, produto fabricado pela empresa Huesker.

A aplicação desta técnica é utilizada em obras rodoviárias, ferroviárias, aeroportuárias, portuárias e áreas industriais.

Em argilas moles a cravação das estacas se deve ao deslocamento do material com a inserção da estaca. Um tubo metálico é cravado com ponteira fechada com ponta articulada, a cravação deste tubo é possível com o auxilio de um martelo vibratório de grande capacidade, suspenso por um guindaste de esteira. Após o cravação do tubo é colocado o geossintético, onde posteriormente é preenchido com material granular (areia ou brita). O processo finaliza-se extraindo o tubo metálico por vibração, no qual abrirá a ponteira permanecendo somente a estaca encamisada inserida no solo.

 

estac